Budapeste é uma cidade incrível que oferece muitas opções gastronômicas. Uma maneira interessante de experimentar a culinária local é provar as comidas de rua que a cidade tem. E lógico que não pode faltar o famoso aguardente húngaro. Abaixo, vou listar duas comidas e uma bebida que os turistas não podem deixar de provar em Budapeste que são referências da Tradição Húngara.
Lángos
Lángos é uma especialidade húngara que pode ser encontrada em feiras e mercados de rua em toda a cidade. É uma massa frita em forma de disco, coberta com uma variedade de coberturas. As coberturas mais comuns são o queijo ralado e o alho, mas também podem ser adicionados molho de tomate, sour cream, presunto ou cebola. Hoje em dia até oferecem uma versão doce com Nutella. É uma comida de rua deliciosa e muito satisfatória. O melhor Lángos você vai encontrar no Retro Lángos, no lado de peste.
Kürtőskalács ou Chimney Cake
Kürtőskalács, também conhecido como bolo de chaminé, é um doce popular em Budapeste. A massa é enrolada em um cilindro, revestida com açúcar e canela e depois assada em um espeto giratório. Hoje oferecem além de canela, com cacau em pó, baunilha, nozes ou até de coco. O resultado é um doce crocante por fora e macio por dentro. É uma delícia para quem tem um dente doce. O melhor quando fazem na brasa. Meu lugar preferido é no Karaván, ao lado do Szimpla kert.
Pálinka
Pálinka é uma bebida alcoólica tradicional da Hungria, que é destilada a partir de frutas frescas, como pêssegos, damascos, ameixas, maçãs e peras. Ela é considerada um símbolo da cultura e da tradição húngara, e é frequentemente consumida em ocasiões especiais. Uma bebida clara e forte, com um teor alcoólico que pode variar entre 40% e 70%. O sabor da pálinka é intenso e frutado, e pode variar de acordo com a fruta utilizada. Prova antes do almoço, minha família diz que é remedio verdadeiro.
Conclusão
Budapeste é uma cidade incrível e a culinária local é uma parte importante da sua cultura. Experimentar as comidas de rua é uma maneira divertida e deliciosa de mergulhar na gastronomia e tradição húngara. Não perca a oportunidade de experimentar o lángos, kürtőskalács e a pálinka enquanto estiver em Budapeste. Nos nossos tours privados ainda mostramos mais delícias locais. Aproveite sua viagem, faça um tour gastronômico conosco!