A Hungria é um país da Europa Central, conhecido por sua rica história, cultura e arquitetura. De seus impressionantes banhos termais a seus belos castelos e palácios, a Hungria é um destino de visita obrigatória para qualquer pessoa interessada em explorar a Europa. Budapeste, a capital, é o coração do país e é muitas vezes referida como a “Paris do Oriente”. A cidade é famosa por sua arquitetura deslumbrante, vida noturna vibrante e rica herança cultural, tornando-a um destino popular para turistas de todo o mundo. Neste artigo, daremos uma visão geral das informações básicas para você planejar sua viagem na Hungria. Você vai ler também sobre sua capital, Budapeste, para conhecer melhor este fascinante país:
Localização: Onde fica a Hungria?
Hungria é um país na Europa, geograficamente localizado na Bacia dos Cárpatos. Desde 2004 é membro da União Europeia. Faz fronteira com 7 países, começando pelo norte: Eslováquia, Ucrânia, Romênia, Sérvia, Croácia, Eslovénia e Áustria.
Qual é a capital da Hungria?
Budapeste é a capital desde 1873. No meio da cidade passa o famoso rio Danúbio. Como outras capitais com rio no centro, os monumentos principais se localiazam nas duas beiras. Peste é o lado plano, o lado mais comercial e monumental, Buda é a parte mais calma, montanhosa, mais residencial. A cidade conta com 23 distritos. O centro histórico é o Distrito 5 no lado de Peste, chamado Belváros.
Qual a população da Hungria?
A população atual da Hungria são 9,71 milhões e Budapeste tem 1,7 milhões de pessoas.
Qual o idioma falado na Hungria?
Na Hungria falamos o húngaro, que é um idioma que pertence à família das línguas urálicas. No mundo, mais ou menos 15 milhões de pessoas falam húngaro. Na capital você consegue se virar bem com inglês, mas no interior as pessoas não falam muito outros idiomas.
Qual é a moeda usada na Hungria?
Mesmo sendo membros da União Europeia, ainda não adotamos o euro. Usamos a nossa própria moeda chamada Florim Húngaro (em húngaro: forint). Mesmo com as oscilações do euro, podemos dizer que um euro fica em torno de 380-410 florim húngaro (Último visto na data de publicação deste post). Quando você for fazer uma viagem à Hungria, recomendamos trazer euro ou dólar, e fazer câmbio nas casas de câmbio pelo centro. Atenção! Não recomendo as casas de câmbio nas estações de trem nem no aeroporto.
Em geral, restaurantes e lojas de souvenir aceitam os euros porém por uma cotação mais baixa. Cada estabelecimento pode usar o câmbio que quiser. Se você passar mais de 2 dias aqui, recomendo trocar – ou usar o seu cartão. Eu pessoalmente recomendo o cartão da Wise, onde você pode economizar bastante no câmbio e também é aceito em todos os lugares.
A Hungria é um país seguro?
Hungria é um país seguro que não exige visto para visitar, porém, como todos os lugares turísticos, aqui também pode ter furto ou batedores de carteira. Não temos altos índices de violência, assim, você pode sair a noite sem preocupação – claro que é sempre bom se manter atento.
Quando você vai num lugar muito movimentado, tenha cuidado com os seus pertences. Nos transportes públicos, como trem e ônibus, sempre fique de olho nos seus itens e bolsos. Essa dica vale para toda a Europa.
Lembrando que para viajar para Europa, você precisa ter um seguro de viagem. Nós recomendamos cotar com a Comparar o que tem os melhores preços no mercado.
Como é o transporte público na Hungria?
A capital, Budapeste, conta com transporte público bem eficiente, limpo e organizado. Para poder utilizá-lo, você precisa comprar o seu bilhete/passe antes de subir no transporte, seja ele o trem ou ônibus. Os bilhetes podem ser facilmente encontrados nas estações de metrô ou nas paradas – nas máquinas roxas. Informações mais específicas (em inglês) podem ser encontradas também nesse link.
OBS.: As máquinas não aceitam euro, somente moeda/nota local ou cartão. Seu Wise não vai ter problema nenhum aqui.
Tenha cuidado com táxis. Todos os táxis de Budapeste são amarelos, porém muitos trabalham como freelancers – você pode encontrar essa informação direto na porta do motorista. Eles cobram horrores e sempre ficam nos pontos mais turísticos, como estações de trem ou perto de monumentos.
Eu recomendo baixar o aplicativo do Bolt que é uma companhia de táxi confiável, como o Uber, porém o Uber não funciona na Hungria.


Conclusão: A Hungria é pra você?
Espero que tenha gostado das informações básicas para você planejar sua viagem na Hungria.
A Hungria é um país bonito e culturalmente rico que tem algo a oferecer a todos. De seus banhos termais a seus marcos históricos, a Hungria é um destino único e emocionante para se visitar. Se você estiver interessado em explorar Budapeste e aprender mais sobre a rica história e cultura da Hungria, somado a todas as maravilhas que se encontram na cidade, considere fazer um de nossos tours! Oferecemos tours customizados especificamente para viajantes brasileiros e realizados em português do Brasil, dando a você a oportunidade de conhecer a cidade pelos olhos de um morador local – Sim, nossos guias são Húngaros e falam Português, não é incrível isso?
Então, vem com a gente! Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre nossos tours e comece a planejar sua próxima aventura em Budapeste, na Hungria!